Tipos de aparelhos ortodônticos para alinhamento de dentes

Uma pergunta de todos os pacientes que nos procuram buscando o alinhamento de dentes tortos (e consequentemente uma estética mais agradável) é a seguinte:

 “-Quais os tipos de aparelhos existentes atualmente para resolver o meu problema?”

Podemos dividir os tipos de aparelhos basicamente em duas categorias: Aparelhos Ortodônticos (que reposicionam dentes) e Aparelhos Ortopédicos (que reposicionam as bases ósseas). Dependendo do caso, pode ser necessária a realização tanto de movimentação dentária quanto o reposicionamento das bases ósseas e assim, pode ser necessário tanto o uso de Aparelhagem Ortodôntica quanto Ortopédica. Neste texto falaremos especificamente dos aparelhos que realizam somente a movimentação dentária (deixarei os aparelhos ortopédicos para outro post).

Os aparelhos que movimentam dentes (Aparelhos Ortodônticos) podem ser Fixos ou Removíveis. Entre os Aparelhos Fixos, o do tipo mais comum é o aparelho formado por braquetes metálicos, bandas e fios. Este tipo de aparelho é ideal para mover gradualmente o dente para a direção correta, permitindo que o ortodontista tenha um controle tridimensional da movimentação dentária e uma melhor previsibilidade dos resultados.

Se você busca um pouco mais de discrição, existem os Aparelhos Ceramicos, popularmente conhecidos como Aparelhos de Porcelana ou Aparelhos de Safira. Nesse caso, a mecânica do tratamento é basicamente a mesma do Aparelho Fixo Metálico, a diferença está nos braquetes que, por serem cerâmicos, confundem-se com a cor do dente, tornando a aparelhagem menos perceptível. Ainda na categoria de aparelhagem fixam encontram-se os Aparelhos Linguais, nesse caso os braquetes são colados na face interna do dente, ficando voltado para a língua e assim, menos visível.

Para quem deseja mais liberdade e um aparelho quase imperceptível, existem os Alinhadores Invisíveis, estes aparelhos são totalmente transparentes e removíveis, também indicados para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, porém sem os fios de aço, bandas e braquetes, o que resulta em maior conforto e facilita a higienização. Nessa categoria, a marca mais conhecida é a americana Invisalign® , mas o que muita gente ainda não sabe é que existem Alinhadores Invisíveis produzidos também por empresas nacionais, o que torna seu custo mais acessível.

Dependendo das exigências da movimentação dentária que o caso demanda e também, na tentativa de se ajustar o tratamento ao estilo de vida do paciente, existe a possibilidade de realizarmos o que chamamos de Tratamentos Híbridos, onde misturamos dois tipos de aparelhos, por ex. Alinhador Invisível na arcada superior e Aparelho Fixo na arcada inferior.

Enfim, como vocês puderam perceber, as opções são inúmeras, cada uma com seus pontos positivos e negativos.

Sendo assim, a escolha do melhor tipo de aparelho para o seu caso, dependerá de variáveis como idade, complexidade da maloclusão e tipo de movimentação dentária a ser realizada; mas não podemos deixar de levar em consideração também a sua queixa principal e até mesmo, sua profissão e o seu estilo de vida. Converse com um Ortodontista, ele certamente indicará a melhor opção.

Cristiana Soares Prado

CROSP 89.965

Ortodontista pela Unifal-MG.

Especialista em DTM e Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp-SP

2018-09-20T09:27:35+00:00

Escreva um Comentário