Acidentes com os dentes – O que fazer?
ACIDENTES COM OS DENTES – O QUE FAZER?
As crianças são muito dinâmicas e ativas e na primeira infância, enquanto ainda estão desenvolvendo suas habilidades motoras, é comum sofrerem acidentes envolvendo traumatismos dentários. Os traumatismos na região da boca variam desde um simples sangramento na gengiva ou nos lábios até fraturas do esmalte e dentina, exposição de polpa ou total deslocamento do dente para fora da boca.
Independentemente da severidade da ferida causada pelo acidente, é sempre indicado procurar imediatamente um Odontopediatra (dentista especialista no atendimento de crianças e adolescentes). Mesmo um simples sangramento da gengiva ao redor do dente (concussão) sem fratura do dente e sem o dente ficar mole pode ter consequências negativas no futuro, como a necessidade de tratamento de canal, e deve ser acompanhado pelo profissional.
Tanto para os dentes de leite quanto para os permanentes, existem alguns cuidados a serem seguidos quando o paciente bate os dentes:
- Deixar o(s) dente(s) traumatizados em repouso por 2-3 semanas:
- remover hábitos que possam causar maiores traumas aos dentes (ex. uso de chupeta, mamadeira, sucção de dedo)
- manter alimentação pastosa ou semi-sólida evitando alimentos e bebidas geladas (ex. sorvete) ou muito quentes (ex. sopa, chá)
- Nos primeiros 7-10 dias, se a escovação estiver causando dor, limpar a região do dente e gengiva friccionando levemente uma gaze estéril embebida em bochecho de 0,12% clorexidina (ex. Periogard sem álcool)
- Se conseguir recuperar algum fragmento do dente quebrado, armazene em um recipiente limpo com soro fisiológico, leite ou água e traga para a consulta
- Se o dente sair da boca, pegue-o pela coroa (não tocar na raiz) armazene em recipiente limpo com soro fisiológico, leite ou água. O dente tem chance de ser reimplantado na boca se você conseguir chegar ao dentista em 30 minutos.
- Acompanhar: ficar atento a mudanças na coloração que podem ocorrer no dente traumatizado. Se perceber que o dente está escurecendo (observe o dente também pelo lado da língua e do céu da boca) ou se aparecer uma bolinha (fístula) parecida com uma afta na gengiva bem acima do dente que bateu, entre em contato com o Odontopediatra o mais rápido possível para agendar uma consulta.
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
*consulta é paga (ver perguntas frequentes)
Rua Cristiano Viana, 401 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Veja mais em nossas redes sociais
Entre em contato conosco
Talvez você se interesse por outras postagens




