Qual a relação de Artrite com a Periodontite?

Portal do Sorriso - Blog - Relação de Artrite com Periodontite

A periodontite é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela destruição dos tecidos de suporte do dente (osso e gengiva) desencadeada pela resposta imunológica (de defesa) do indivíduo diante do desafio microbiano (placa bacteriana).  A artrite reumatoide (AR) é também uma doença inflamatória crônica, que compartilha de mecanismos semelhantes de destruição tecidual, resultando em destruição progressiva das articulações. Por esse motivo, existe a hipótese de associação das duas patologias de forma bidirecional.

Pesquisas mostraram que pacientes com AR apresentaram maior número de perda dentária e maior porcentagem de dentes com periodontite do que os pacientes saudáveis.  Além disso, os pacientes artríticos apresentaram maior severidade da doença do que os não artríticos.

Alguns estudos mostram que a periodontite é um fator de risco para o desenvolvimento ou para o aumento da gravidade da AR.  Existem evidências de que o tratamento da periodontite pode reduzir a gravidade da artrite por meio da redução de fatores que contribuem para o aumento da inflamação.  Uma das principais bactérias envolvidas no desenvolvimento da periodontite (Porphyromonas gingivalis) pode ser importante no processo de desenvolvimento da AR, já que ela pode desencadear a produção de substâncias importantes para a ocorrência da AR. Pesquisas realizadas em animais demonstraram que a periodontite influencia significativamente a gravidade da AR.

Outro fato a ser discutido é o efeito dos medicamentos utilizados no tratamento da AR sobre os tecidos periodontais. As pesquisas também evidenciam que esses medicamentos atuam tanto no processo inflamatório decorrente da AR, como naquele relacionado com a periodontite.  Por isso, é necessário ter cuidado, pois os anti-inflamatórios podem reduzir os sinais da periodontite, como por exemplo, o sangramento da gengiva, mas não vão tratá-la da forma adequada.

Considerando as similaridades entre os dois processos patológicos e os efeitos que uma patologia pode exercer sobre a outra, é importante que o paciente que recebe o diagnóstico de AR faça o acompanhamento periodontal especializado com frequência.

Na Clínica Portal do Sorriso você encontra profissionais habilitados para tirar dúvidas ou realizar o diagnóstico e tratamento periodontal adequados.

2017-11-10T22:50:51+00:00

Escreva um Comentário