fbpx

Portal do Sorriso oferece atendimento diferenciado a pacientes com necessidades especiais

O Portal do Sorriso atende pacientes com necessidades especiais, que requerem uma abordagem diferenciada nos tratamentos odontológicos.

São considerados pacientes com necessidades especiais aqueles que apresentam uma condição simples ou complexa, de ordem biológica, física, mental, social e/ou comportamental.

A Dra. Jina Sung, do Portal do Sorriso, especialista em portadores de necessidades especiais, destaca a importância do manejo correto dos casos, de acordo com a técnica odontológica e o conhecimento das doenças ou deficiências apresentadas pelo paciente.

Antes de iniciar o tratamento, a especialista faz uma avaliação criteriosa da saúde geral do paciente, incluindo o exame bucal. Também são analisados seu comportamento e os aspectos de socialização. “A primeira abordagem odontológica deve ser feita com a aproximação do paciente e do familiar, assim como o conhecimento das condições médicas preexistentes”, afirma a Dra. Jina.

A consulta dos portadores de necessidades especiais é realizada no próprio consultório do Portal de Sorriso, que dispõe de todos os equipamentos e materiais adequados para um tratamento totalmente seguro. “No caso de pacientes com deficiência intelectual ou comportamental, há o condicionamento lúdico psicológico, antes de qualquer recurso, para que se obtenha a cooperação deles”, explica a especialista.

A restrição física, com estabilizador, ou química, com uso de fármacos, é utilizada apenas quando os métodos psicológicos são pouco eficazes. Para isso, é solicitada a autorização formal dos responsáveis.

A especialista ressalta que pacientes com distúrbios comportamentais, intelectuais e físicos, que são dependentes dos responsáveis para realizar atividades do dia a dia, devem estar sempre com um acompanhante durante os procedimentos odontológicos.

Já os pacientes que possuem autonomia em suas tarefas não precisam estar acompanhados em todas as consultas. “Essa necessidade é mais frequente durante alguns procedimentos cirúrgicos”, acrescenta.

Quando o assunto é prevenção, o apoio da família dos portadores de necessidades especiais também é muito importante. “A maioria desses pacientes não apresenta capacidade de manter a saúde bucal em dia sozinhos, necessitando de ajuda”, destaca a especialista do Portal do Sorriso.

A Dra. Jina Sung acrescenta que, quanto maior o grau de dependência, mais atenção o responsável deve ter com a higienização e os cuidados preventivos.

A equipe do Portal do Sorriso é altamente capacitada para realizar uma abordagem diferenciada nos tratamentos odontológicos de portadores de necessidades especiais. Agende uma consulta!

 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

2019-08-15T11:34:28-02:00

Escreva um Comentário