fbpx

Saiba como higienizar a boca do bebê

A chegada de um bebê na família desperta muitos sentimentos e também muitas incertezas sobre os cuidados com aquele ser tão indefeso. Uma dúvida bastante comum é como higienizar corretamente a boquinha do bebê.

A Dra. Adriana Matsubara, odontopediatra do Portal do Sorriso, afirma que a higienização bucal do bebê pode ser realizada a partir dos quatro meses de vida. “Nesse período, ele já está mamando no peito com mais confiança e não está mais na fase de baixa imunidade”, explica.

No entanto, para os bebês que tomam mamadeira, a limpeza deve ser realizada assim que o leite de fórmula for introduzido, pois esse alimento aumenta o risco de candidíase oral, o famoso sapinho, e as chances de cárie no futuro.

Para a higienização bucal dos pequenos, a especialista recomenda uma gaze ou um pano macio, exclusivo para essa finalidade, e água filtrada ou fervida. “Com a gaze ou o paninho no dedo indicador, basta friccionar delicadamente na mucosa gengival do bebê”, explica a Dra. Adriana.

Também pode ser usada a dedeira de silicone, um material flexível e confortável para o bebê. “Porém, essa dedeira não deve ser utilizada para a limpeza dos dentes, somente da gengiva, e também com movimentos delicados”, ressalta a odontopediatra.

A especialista também lembra que, de acordo com estudos recentes, a saburra, uma camada de leite que fica sobre a língua, não deve ser removida, pois contém anticorpos e micro-organismos que ajudam na formação e no fortalecimento da imunidade do bebê. “Portanto, não é necessário higienizar a boca do bebê que mama apenas no peito e ainda não tem dentinhos”, acrescenta a Dra. Adriana.

Após essa fase, com a erupção dos primeiros dentes, a escovação deverá ser constante. Outra recomendação aos pais é redobrar a atenção no momento de escolher a escova e a pasta dental, que devem ser adequadas à faixa etária. “Para as crianças menores, que ainda estão em fase de treinamento da escovação, o creme dental não deve conter flúor”, destaca a odontopediatra.

No Portal do Sorriso, os especialistas dão todas as orientações necessárias de como higienizar corretamente a boca do bebê e como escovar os dentes dos pequenos.

Outro serviço diferenciado, oferecido pelo Portal do Sorriso, é a consulta de pré-natal odontológico. “Durante a gestação, as mamães podem obter informações sobre os cuidados com os dentinhos dos bebês. Esse é momento ideal para tirar dúvidas, pois sabemos que, após o parto, elas não têm tempo para isso”, finaliza a Dra Adriana.

 

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

2019-07-18T11:46:15-03:00

Escreva um Comentário