fbpx

Qual é o momento certo para levar o bebê ao dentista?

Muitos pais não sabem quando levar o filho ao dentista infantil pela primeira vez. Alguns agendam a consulta odontológica do pequeno assim que os primeiros dentes começam a aparecer, mas outros preferem esperar mais tempo.

De acordo com a Dra. Adriana Matsubara, odontopediatra do Portal do Sorriso, o ideal é que a criança passe pela primeira consulta por volta dos seis meses de idade ou logo após a erupção dos dentinhos.

Isso porque é nessa fase que os pais tomam decisões relacionadas ao uso da mamadeira, da chupeta, dos alimentos que oferecerão aos filhos, entre outras.

A avaliação com um dentista infantil será, principalmente, para receber orientações gerais sobre a higiene bucal do bebê, como a pasta de dente mais indicada, o tipo de escova e formas de prevenção de cáries e outros problemas dentais.

“Os dentes de leite também precisam estar sadios e encaixados adequadamente para que a criança possa mastigar, falar de acordo com a sua faixa etária e ter um bom convívio social”, ressalta a dentista.

A frequência para levar os pequenos à consulta não é padronizada, visto que o plano de tratamento é individualizado. “Deve-se considerar o risco de cárie em cada criança de acordo com a dieta alimentar, o número e a eficácia das escovações diárias, etc.”, avalia a Dra. Adriana Matsubara.

Também não há necessidade de realizar uma limpeza profissional nos dentes em todas as consultas, mas somente quando houver placa bacteriana. “O mais importante na consulta é a escovação junto ao responsável, pois é o conjunto da limpeza com a dieta que evitará o desenvolvimento de doenças bucais”, destaca a odontopediatra do Portal do Sorriso.

Quando há necessidade de limpeza, a especialista faz uso de métodos lúdicos de acordo com a faixa etária, como a técnica de modelagem, em que é demonstrado por meio de bonecos o que será feito na boca da criança. Também são utilizados outros recursos, como jogos, músicas, livros e DVDs.

Em alguns casos, além da limpeza, pode ser indicado o uso de flúor, inclusive em bebês, se necessário. “Depois de a criança completar três anos de idade, com o aumento do convívio social na escola e da oferta de alimentos diferentes, a aplicação de flúor se faz de forma mais padronizada e com mais frequência”, ressalta a Dra. Adriana Matsubara.

Porém, a especialista destaca que a indicação do uso do flúor é sempre feita de forma individualizada.

Se você tem dúvidas sobre os cuidados com os dentinhos do seu filho, agende uma consulta com um dos dentistas infantis do Portal do Sorriso. Clique aqui para mais detalhes.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

2019-07-05T12:07:26-03:00

Escreva um Comentário