Qual a relação entre sexo oral e câncer de boca?

portal-do-sorriso---blog---qual-a-relacao-entre-sexo-oral-e-cancer-de-boca

O sexo oral pode causar a transmissão do HPV (Papiloma vírus humano) para a boca. Isso ocorre porque o HPV é comumente encontrado nos genitais. Desta forma, o contato da boca com os órgãos genitais propicia a transmissão desse vírus da mucosa genital para a mucosa bucal.

Na cavidade bucal, o vírus está associado principalmente ao papiloma (tumor benigno de aspecto de “couve-flor”) e menos frequentemente à presença de verrugas vulgares e condiloma acuminado (verruga venérea também parecida com couve-flor). No entanto, o HPV também pode ser associado a tumores malignos.

Estudos recentes tem estabelecido uma ligação entre infecção por HPV e câncer de boca. A investigação de casos de câncer mostrou uma associação entre o câncer de boca e o HPV em 30% dos casos. Os pesquisadores ressaltam que a presença do vírus associada ao tabagismo e alcoolismo (fatores carcinogênicos) aumenta o risco de ocorrência do tumor.

Portanto, é muito importante ter cautela na escolha do parceiro e ter consciência de que a troca constante de parceiros pode disseminar doenças graves como o câncer.

Procure uma de nossas unidades para maiores esclarecimentos.

2017-11-10T22:17:34+00:00

Escreva um Comentário