Problemas bucais em pacientes oncológicos

portal-do-sorriso---blog---problemas-bucais-em-pacientes-oncologicos

Pacientes oncológicos necessitam de acompanhamento odontológico em todas as fases da terapia contra o câncer. Antes de iniciar a quimioterapia/radioterapia, o paciente necessita de adequação do meio bucal. Qualquer foco de infeção na boca pode tomar grandes proporções e, inclusive, pode ser tornar uma septicemia devido à queda da imunidade gerada pela quimioterapia.

Durante o tratamento oncológico, o paciente necessita de acompanhamento odontológico, pois é comum verificar-se xerostomia, mucosite, lesões de herpes labial e candidíase. Podem ser prescritos sprays anestésicos, saliva artificial, além do cuidado específico das lesões provenientes da mucosite, herpes e candidíase.

Nem sempre é possível realizar a adequação do meio bucal antes do início da quimioterapia ou radioterapia por conta da agressividade do câncer. Nem por isso, o paciente pode deixar de fazer o acompanhamento odontológico, pois qualquer infecção pode aumentar o riso de morte desse paciente. Adicionalmente, lesões intra-bucais muito severas podem gerar desconforto muito grande.

Após a quimioterapia e radioterapia, o paciente deve continuar o acompanhamento odontológico. Intervenções mais invasivas devem ser analisadas com muito cuidado e o tempo correto  deve ser esperado para não ocorrer problemas sérios como osteoradionecrose (necrose do osso após procedimento odontológico invasivo associada a radioterapia).

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes, inclusive no acompanhamento de pacientes oncológicos. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T21:59:33+00:00

Escreva um Comentário