A importância da escovação dos dentes de leite

Muitas pessoas acreditam que, por serem temporários, os dentes de leite não precisam de tanta atenção como os dentes permanentes. Mas para que os dentes permanentes nasçam e cresçam saudáveis, é importante o cuidado com os dentes de leite, já que eles contribuirão para a saúde dos permanentes.

Além disso, se a higiene bucal não for realizada corretamente, a criança pode sofrer com lesões de cárie e abscessos. Por isso, é importante que os pais incentivem as crianças a escovarem os dentes com pasta com 1000 ppm de flúor desde os 6 meses de vida ou desde a nascimento do primeiro dente e utilizarem o fio dental, supervisionado-os e orientando-os para que assim eles criem o hábito de manter a saúde bucal bem cuidada desde bem pequenos. Muitos pais se preocupam que a escovação na escola não está sendo feita adequadamente. Fiquem tranquilos pois a escovação mais importante de todas é a noturna e neste momento do dia a criança costuma estar sob os cuidados dos pais. Ao dormir, a produção de saliva cai a zero (por isso muitas vezes acordamos com a boca seca/sede) e a saliva tem muitos mecanismos de defesa contra cárie. Além disso, é perigoso deixar alimentos estagnados e fermentando durante as 8-10h de sono noturno. Assim, é necessário escovar os dentes 3 vezes ao dia mas a escovação mais importante é a noturna.

No Portal do Sorriso você conta com odontopediatras especialistas em tratar a saúde bucal do seu filho! O Portal do Sorriso possui uma equipe multidisciplinar composta por profissionais altamente capacitados para cuidar do sorriso do seu filho. Entre em contato conosco e marque uma visita!

2017-11-10T20:37:49+00:00

Escreva um Comentário