Piercings lingual e labial

portal-do-sorriso---blog---piercings-lingual-e-labial

A colocação de piercings linguais e labiais tem sido uma prática frequente entre jovens e adolescentes. No entanto, a colocação do piercing exige cuidados específicos durante a perfuração e traz algumas consequências negativas ao longo do tempo.

Para a perfuração da língua ou do lábio, é necessária uma abordagem cuidadosa com a utilização de luvas e equipamentos estéreis. É preciso se certificar de que os instrumentos de perfuração ou sejam descartáveis ou sejam esterilizados em equipamentos apropriados (autoclave). Caso contrário, há o risco de contaminação e transmissão de doenças como hepatite, HIV, dentre outras. O simples fato de perfurar língua e lábio pode causar infecções sérias, mesmo com a utilização de instrumentos estéreis. Além disso, o profissional deve ter treinamento, pois a língua é um órgão extremamente vascularizado e sua perfuração pode causar hemorragia importante.

Pesquisas científicas envolvendo pessoas que possuem piercing labial e/ou lingual mostram que a presença desses acessórios pode trazer danos como: fratura dental; danos nas gengivas; mau hálito; aumento do fluxo salivar; infecções; aspiração do piercing, causando risco de morte; aparecimento de espaços entre os dentes; surgimento de hábitos indesejados como morder o piecing; alteração da mastigação, deglutição e fala; alergia ao metal do piercing; perda do paladar e perda de sensibilidade na região perfurada.  

Portanto, antes de decidir colocar um piercing na boca pense bem em todas essas prováveis consequências! No caso de você decidir colocar o acessório, mesmo estando ciente de todas essas alterações, procure um profissional habilitado. Adicionalmente, siga as orientações pós-operatórias nas semanas seguintes à perfuração (4 a 6 semanas) para evitar infecções e maiores complicações. Lembre-se também de tirar os peircings e higieniza-los com frequência, além de higienizar também os orifícios, evitando infecções e odores.  

Se você tem piercing bucal, venha fazer uma consulta em uma das unidades do Portal do Sorriso para verificar se há alguma dessas consequências em sua boca.

2017-11-10T22:12:38+00:00

Escreva um Comentário