Odontologia especial: Síndrome de Down

portal-do-sorriso---blog----odontologia-especial---sindrome-de-down

A odontologia conta com diversas especialidades e uma delas é a que trata pessoas com necessidades especiais. Essa especialidade atende os pacientes que apresentam limitações comportamentais, genéticas e sistêmicas, sejam elas temporárias ou não.

Um dos pacientes beneficiados pelo atendimento especial são os portadores de Síndrome de Down. Assim como toda criança, o ideal é que a primeira consulta seja entre os 6 e 12 meses de idade, antes do nascimento dos primeiros dentes. A visita ao dentista logo cedo pode ajudar no diagnóstico de problemas que podem afetar a arcada dentária e o desenvolvimento dos dentes do paciente.

No caso dos pacientes com Síndrome de Down, é muito comum que eles apresentem alguns tipos de alterações, como erupção tardia dos dentes, mal oclusões e doenças periodontais. Isso acontece devido à deficiência imunológica que eles possuem por conta de características genéticas. Outro fator que pode contribuir para o aparecimento de doenças periodontais é a maior dificuldade que eles têm para realizar a higiene bucal de forma adequada. Entretanto, com um bom acompanhamento por parte da família, o problema se torna facilmente evitável.

Por outro lado, os pacientes com Síndrome de Down são menos afetados pelas cáries. Pesquisas mostram que isso se deve provavelmente à composição da saliva e a morfologia dentária, que são diferentes nesses casos.

Os cirurgiões-dentistas especializados conhecem todas as características e necessidades dos pacientes especiais e estão aptos a oferecer um atendimento personalizado. Além disso, a relação de confiança entre o paciente e dentista é algo que vai sendo construído ao longo do tempo e ajuda muito na realização dos procedimentos com o máximo de tranquilidade.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes, e também conta com profissionais especializados em atender pacientes portadores de necessidades especiais. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:10:08+00:00

Escreva um Comentário