O nascimento dos primeiros dentes de um bebê

Portal do Sorriso - Blog - O nascimento dos primeiros dentes de um bebê

Ter um bebê em casa é enfrentar uma novidade a cada dia e isso é maravilhoso! Uma das surpresas é quando os primeiros dentes do bebê começam a nascer, gerando muita alegria aos familiares e um pouco de preocupação também.

É normal que as crianças nessa fase, que geralmente ocorre dos 6 aos 15 meses de idade, tenham alguns sintomas relacionados ao surgimento dos dentes. Os sintomas mais comuns são: inflamação na área da gengiva onde o dente está nascendo, vermelhidão, coceira, excesso de saliva, irritabilidade e aumento do costume de morder objetos, o que pode causar até problemas gastrointestinais, por conta das bactérias presentes nesses objetos.

Algumas crianças nessa fase também podem apresentar a temperatura corporal um pouco mais elevada, mas esse sintoma deve ser avaliado por um médico, que possa dizer se é decorrente do nascimento dos dentes ou alguma alteração em sua saúde.

Para minimizar os efeitos inconvenientes do nascimento dos dentes de leite, veja algumas dicas:

  • Ofereça alimentos e bebidas frios, que proporcionam um alívio momentâneo da coceira e dor na gengiva;
  • Os mordedores são ótimas ferramentas para que a criança massageie o local do nascimento dos dentes e se forem oferecidos geladinhos, é melhor ainda;
  • Com o dedo bem limpo, massageie a gengiva do bebê;
  • Tenha paciência, compreensão e dê muito carinho ao pequeno.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes, inclusive na área da Odontopediatria. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:48:58+00:00

Escreva um Comentário