O impacto negativo do álcool na saúde bucal

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_O_impacto_negativo_do_álcool_na_saúde_bucal

O consumo excessivo de álcool é prejudicial para a saúde de todo o corpo humano e isso inclui a saúde bucal. O que acontece é que a maioria das pessoas não leva esses prejuízos em consideração, pois de acordo com o jornal britânico Daily Mail, apenas 16% das pessoas consideram o consumo de álcool prejudicial à saúde.

O fato é que o consumo frequente e em excesso de álcool pode trazer grandes consequências para a boca, como o excesso de acidez, o mau hálito, manchas e dores nos dentes.

Algumas bebidas alcoólicas possuem alto grau de acidez e sua ingestão frequente pode gerar o enfraquecimento dos dentes devido ao processo de erosão (perda de tecido decorrente de processos químicos). Logo após a sua ingestão é importante fazer pelo menos um bochecho com água, caso a higienização adequada não seja possível. É também necessário lembrar que após a ingestão de alimentos ácidos, devemos aguardar pelo menos meia hora para realizar a escovação dos dentes, pois a escova funcionará como um meio abrasivo (a abrasão é o desgaste mecânico da estrutura dental pela constante fricção de um corpo estranho, como a escova).

O mau hálito devido ao excesso de álcool pode ser decorrente da desidratação provocada pelo consumo da bebida, que também reduz a quantidade e troca de saliva. Procure sempre ter um copo de água para acompanhar a bebida alcoólica.

As manchas podem ser causadas pela ingestão de bebidas escuras, que devem ser consumidas com moderação. Então, se você notar que seus dentes estão manchados, procure um dentista para solucionar o problema.

Outro fato importante é a quantidade de açúcar que algumas bebidas contem. Todos sabemos que os açúcares facilitam o desenvolvimento de lesões de cárie, já que as bactérias provocam sua fermentação e produzem ácidos que danificam a estrutura dos dentes. Por esse motivo, é importante executar a higiene bucal após ingerir tais bebidas.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:18:10+00:00

Escreva um Comentário