Medo de dentista? Conheça técnicas para tratamento sem dor
Muitos já devem ter ouvido falar, ou até mesmo sentido na pele, medo ou ansiedade na hora de ir ao dentista. Inclusive, existem pesquisas que apontam esse medo ou essa ansiedade como algo comum entre populações de diversos lugares do mundo.
Motivos para o medo de dentista
Em minha experiência de mais de 18 anos atendendo pacientes de diversas idades e nacionalidades, já tive oportunidade de ajudar pessoas a enfrentar ou até superar esse medo.
A propósito, o medo de dentista pode ter diversas origens, as
mais comuns relatadas a mim são:
Traumas
São causados por experiências anteriores negativas. Normalmente, vindas de uma época em que ainda não existiam tantos avanços tecnológicos como hoje, que tornam os procedimentos praticamente indolores.
Constrangimento
Devido a boca ser algo muito íntimo, alguns pacientes sentem como se sua intimidade estivesse sendo invadida ao passar por uma consulta ou procedimento odontológico.
Já outros sentem vergonha de sua situação bucal. E existem também algumas pessoas que ficam constrangidas devido à
proximidade necessária entre ela e o profissional durante o atendimento.
Dor
Muitos pacientes, mesmo sem ter passado por algum trauma, têm muito medo de sentir dor durante o tratamento, principalmente na hora da aplicação da anestesia, quando é o caso.
Diálogo com o dentista pode ajudar
Independente da causa, é sempre muito importante que haja um bom diálogo para entender a necessidade de cada paciente e para que ele se sinta seguro, confiante e acolhido para realizar o procedimento.
Porque esse medo ou essa ansiedade, se não forem amenizados, podem trazer consequências muito ruins para o paciente a curto, médio e principalmente longo prazo.
Deixar de ir ao dentista aumenta riscos à saúde bucal
Muitos pacientes evitam ao máximo ir ao dentista por causa do medo, chegando a ficar anos sem uma consulta de rotina, ou deixando para ir somente quando já não vê outra alternativa, o que aumenta o risco de problemas mais graves.
Muitas vezes, esse comportamento até reforça o medo, pois precisam de coragem para procurar um dentista por já estarem sentindo dor.
Leia também:
Seu filho tem medo de dentista?
Sem contar outros tipos de problemas que podem surgir como
consequência de infecções que começam na boca e que, por não serem tratadas, conseguem se espalhar para outras regiões. As infecções acabam por gerar problemas mais sérios como
endocardite infecciosa (infecção do revestimento interno do coração), por exemplo.
Aliás, conheça
6 vilões da saúde bucal.
Diálogo, tranquilidade e decisão sobre tratamento
No diálogo com o dentista, o paciente precisa ter todas as suas dúvidas esclarecidas, pois é muito importante entender o que causa esse medo e, juntos, decidir a forma mais tranquila de realizar o tratamento indicado.
Construir uma relação de confiança elimina o medo
Construir uma relação de confiança, respeito, transparência e empatia com o paciente ajuda muito no processo para eliminar medo e ansiedade.
Além disso, é fundamental que o paciente entenda a
importância da prevenção e que indo periodicamente ao dentista vai manter a sua saúde bucal em dia, então dificilmente passará por traumas.
Aproveite e
saiba o que é profilaxia dental e quais os benefícios.
Avanços na Odontologia deixaram tratamentos mais confortáveis
Sempre procuro explicar para os meus pacientes que a Odontologia passou por muitos avanços nos últimos anos, o que tem deixado os tratamentos cada vez mais confortáveis, e que existem inúmeras possibilidades de procedimentos sem dor.
A causa que costuma gerar mais medo nos pacientes é
sentir dor na hora da anestesia. Mas, felizmente, hoje podemos contar com tecnologias que visam tornar esse momento indolor e o mais confortável possível.
Na clínica
Portal do Sorriso, as técnicas que mais utilizamos, conforme a necessidade de cada paciente, para que o tratamento seja o mais confortável possível são:
Anestesia computadorizada com Morpheus
Técnica que mais utilizo em meus pacientes. Essa técnica, além de ser segura, tem o objetivo de deixar o procedimento mais confortável para o paciente, reduzindo na maioria dos pacientes 100% do incômodo, dor e desconforto da aplicação.
Nessa técnica o computador calcula e
controla a quantidade e velocidade de anestésico a ser aplicada na região com objetivo de aumentar a eficácia e ser indolor.
Os meus pacientes mais novos, que muitas vezes ainda não passaram por procedimentos mais invasivos, por exemplo, estranham quando vou iniciar o procedimento e pergunto se já estão sentindo a região a ser tratada adormecida.
Eles questionam se realmente já apliquei a “tão falada” anestesia, porque já vêm com uma expectativa negativa de sentir dor, por conta de relatos de pessoas que passaram por algum tipo de trauma.
Quando não sentem a dor que estavam esperando e explico que a parte da anestesia já foi, que utilizo anestesia computadorizada e os benefícios da mesma, é nítido o alívio e a satisfação do paciente antes mesmo de concluir o procedimento.
Isso me deixa muito feliz e realizado, porque é a prova de que
os avanços tecnológicos na Odontologia estão surtindo bons resultados e que esse paciente tem uma grande probabilidade de fazer as consultas periódicas de prevenção, mantendo sua
saúde bucal em dia.
Conheça
8 dicas para manter a saúde bucal.
O paciente pode, muito provavelmente, relatar a sua experiência positiva para aqueles que não tiveram essa possibilidade, incentivando os mesmos a experimentar novas técnicas.
Enquanto que os pacientes já acostumados com a aplicação de anestesia tradicional, em sua grande maioria,
dizem preferir 100% a computadorizada, devido todos os benefícios explicados.
Sedação com Óxido Nitroso
Técnica que utilizamos para pacientes com medo ou fobia de dentista. Ou pacientes que precisam realizar um procedimento longo em um único dia.
Trata-se de uma
sedação consciente que proporciona o relaxamento do paciente durante todo o procedimento, causando uma sensação de tranquilidade e bem-estar. É uma técnica segura, realizada por profissionais treinados e qualificados.
Além do dentista, dependendo do caso, esse procedimento
pode contar também com a supervisão de um Anestesiologista, que é quem vai controlar os sinais vitais do paciente e definir o tipo e a quantidade de anestesia a ser administrada em cada caso.
Muitos
pacientes com fobia optam por essa técnica por se sentirem mais confortáveis estando sedados na hora do procedimento. Tornando essa técnica também um diferencial para um tratamento tranquilo e satisfatório.
Sem trauma, sem desconforto
Esse texto tem como objetivo mostrar que as técnicas odontológicas avançaram muito nos últimos anos e, atualmente, possibilitam que os pacientes tenham um sorriso bonito, saudável, sem precisar passar por dor, trauma ou desconforto.
Toda essa tecnologia, aliada a um bom diálogo com seu dentista,
farão com que a dor seja coisa do passado e vão permitir que você possa
voltar a sorrir sem medo.
Sem dúvidas esse é um de nossos maiores objetivos. Então, procure agora os especialistas do
Portal do Sorriso. Lembre-se que pode
fazer seu agendamento online.
avaliação 4.8⭐️ no Google
+18 mil pacientes atendidos
atendemos todas especialidades
*consulta é paga (ver perguntas frequentes)
Rua Cristiano Viana, 401 - Pinheiros - São Paulo (SP)
Veja mais em nossas redes sociais
Entre em contato conosco
Talvez você se interesse por outras postagens




