Irrigadores dentais

Portal do Sorriso - Blog - Irrigadores dentais

Os dispositivos de irrigação dental são aparelhos criados com a premissa de substituir o uso do fio dental. Existem no mercado o Water Pik, que promove irrigação com água sob certa pressão. Esse jato de água emitido pelo aparelho tem como função remover resíduos alimentares e placa bacteriana de regiões de fácil acesso, como língua, bochecha, céu da boca e as faces livres dos dentes. Entretanto, a importância maior é a limpeza de regiões de difícil acesso como áreas entre os dentes (interdental) e regiões de coroas e próteses fixas, que normalmente retém maior quantidade de detritos. Existe um aparelho mais novo chamado de AirFloss, que emite ar pressurizado e pequenas gotas de água e tem o mesmo princípio de uso do water pik.  

Em relação à eficácia, algumas pesquisas indicam que o water pik pode remover mais placa bacteriana de boca toda do que o AirFloss. Além disso, este dispositivo (water pik) teve efeito positivo sobre a inflamação gengival. O primeiro aparelho foi comparado com o uso do fio dental manual, e as pesquisas indicam que não há diferença significativa entre os dois no que diz respeito a capacidade de limpeza. No entanto, é necessário ter habilidade para manuseá-lo e o uso precisa ser diário. É importante também mencionar que o valor algumas vezes é um fator que desestimula a compra e os pacientes acabam optando pelo fio dental.

Vale ressaltar que qualquer meio de limpeza interdental deve ser acompanhado da escovação. Somente assim uma limpeza bucal diária satisfatória e compatível com a saúde poderá ser adquirida.

Venha consultar um dos dentistas do Portal do Sorriso e tire suas dúvidas.

2016-02-10T17:11:59+00:00

Escreva um Comentário