Gravidez e escovação

portal-do-sorriso---blog---gravidez-e-escovacao-maior

É muito comum que, durante a gravidez, as mulheres tenham episódios repetidos de enjoos que culminam em vômitos. No anseio de limpar-se logo após a ocorrência do vômito, muitas vezes o que fazemos primeiro é escovar os dentes. No entanto, os dentes nunca devem ser escovados imediatamente após termos vomitado.

O vômito aumenta a acidez do meio bucal, o que deixa a estrutura dos dentes momentaneamente fragilizada. Então, caso seja feita a escovação logo em seguida do aumento da acidez, a escova funcionará como um agente causador de abrasão (desgaste mecânico da estrutura dental pela constante fricção de um corpo estranho, como a escova). Desta forma, a escovação deve ser feita somente meia hora após o vômito. Assim, o dano a estrutura dos dentes será minimizado.

Esse cuidado deve ser seguido quando da ingestão de alimentos mais ácidos, como frutas cítricas. Algumas mulheres sentem desejos de chupar limão, por exemplo. Nestes casos, o cuidado relativo a escovação deve ser o mesmo.

É importante dizer que a alimentação deve ser muito equilibrada e balanceada. Desejos de comer doces devem ser contidos, evitando o desenvolvimento de lesões de cárie e também de aumento excessivo de peso.

Se você está grávida e tem alguma dúvida em relação à sua saúde bucal, venha fazer uma avaliação em uma de nossas unidades!

2017-11-10T22:17:51+00:00

Escreva um Comentário