Fatores psicológicos e doenças periodontais

Dra. Mônica, especialista, Mestre e Doutora em Periodontia, nos conta como os fatores psicológicos se relacionam com doenças periodontais.

 

Nos siga nas redes sociais

GLOSSÁRIO:
– Doenças sistêmicas: é uma doença que afeta uma série de órgãos ou tecidos ou que afeta o corpo humano como um todo.

– Cortisol: O Cortisol é um hormônio corticosteróide da família dos esteróides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal (no córtex suprarrenal, porção fasciculada ou média) diretamente envolvido na resposta ao estresse. Tem três ações primárias: 1) estimula a quebra de proteínas, 2) gorduras e 3) providencia a metabolização da glicose no fígado. Considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia. Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico volta a normalidade, mas quando este se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam.

– Catecolaminas (epinefrina ou adrenalina e norepinefrina ou noradrenalina): Catecolamina é o nome dado ao grupo de aminas aromáticas (noradrenalina, adrenalina) que atuam como hormônios e neuro-transmissores respectivamente. Adrenalina e noradrenalina são formadas a partir da dopamina. Elas atuam na musculatura cardíaca e no metabolismo (adrenalina) e também na circulação periférica (noradrenalina) ajudando o corpo a lidar com stress agudo e crônico.

– Ansiolítico: são medicamentos usados para diminuir a ansiedade e a tensão.

– Substâncias endógena: Que tem sua origem, desenvolvimento ou produção no do organismo.

Nos siga nas redes sociais para continuarmos conectados:
Instagram: @portaldosorriso
Facebook: facebook.com/portaldosorriso

Sobre a Dra. Monica Graziele

Formação Acadêmica

Especialista, Mestre e Doutora em Periodontia pela UNICAMP
Pós-doutora em Periodontia pela UNIP

2017-11-28T14:43:49+00:00

Escreva um Comentário