fbpx

Facetas de porcelana e lentes de contato dentais embelezam o sorriso

As facetas de porcelana e as lentes de contato dentais são métodos estéticos cada vez mais comuns na Odontologia, disponibilizados pelo Portal do Sorriso.

Tratam-se de laminados cerâmicos, que promovem a reparação ou a reconstrução dos dentes de forma conservadora, devolvendo o aspecto natural e bonito ao sorriso.

A única diferença é na espessura: no caso das lentes de contato dentais, são mais finas do que os das facetas de porcelana.

De acordo com a Dra. Cláudia Sanae, especialista em prótese dental do Portal do Sorriso, exatamente por serem ultrafinas, as lentes de contato têm mais limitações na indicação. “As lentes de contato dentais são indicadas, principalmente, para fechamento de espaços e pequenas correções de anatomia”, explica.

Já nos casos em que há dentes escurecidos, manchados, desalinhados ou que necessitem de melhorias significativas, as facetas de porcelana são mais indicadas, pois requerem maior desgaste dentário.

Devido à necessidade desse preparo prévio, a instalação das facetas de porcelana é considerada um procedimento irreversível. Além disso, exigem manutenção periódica a fim de garantir que a aplicação dure o maior tempo possível.

A Dra. Cláudia acrescenta que, devido ao desgaste dos dentes, pode-se considerar tecnicamente que eles fiquem mais frágeis e, eventualmente, há a possibilidade de o paciente apresentar sensibilidade. “Por outro lado, as facetas restabelecem não só a estética, mas a função dentária em muitos casos”.

A aplicação das facetas de porcelana ou das lentes de contato dentais não pode ser recomendada quando a pessoa possui um caso de bruxismo severo e outras patologias ou quando há pouco remanescente dentário.

Nos dois métodos, o processo de instalação necessita de apenas duas consultas odontológicas. Na primeira visita ao dentista, são feitos o preparo e a moldagem. Na consulta seguinte, são realizadas a prova e a instalação. “Porém, junto a esse trabalho, realizamos uma espécie de test-drive do sorriso, por meio de enceramento e um mock-up (protótipo), e isso pode demandar mais algumas consultas”, explica a Dra. Cláudia.

A especialista acrescenta que, no Portal do Sorriso, é realizado um planejamento interdisciplinar que promove a associação de alguns procedimentos a fim de obter resultados ainda mais positivos.

Se você tem alguma dúvida sobre as facetas de porcelana e as lentes de contato dentais, agende uma consulta com um dos especialistas do Portal do Sorriso.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

2019-10-02T09:20:02-02:00

Escreva um Comentário