É seguro usar enxaguante bucal que contém álcool?

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_É_seguro_usar_enxaguante_bucal_que_contém_álcool

O uso de enxaguante bucal provoca muitas dúvidas aos pacientes. Será que é bom usar? É melhor escolher um enxaguante com álcool ou sem álcool? Ele prejudica os dentes? Essas são algumas questões que costumam ser levantadas nas consultas.

O uso diário dos enxaguantes com álcool não é recomendado, pois além da concentração de álcool ser de cerca de 20%, o que pode matar as bactérias que compõe a flora bucal, ele também pode deixar os dentes mais porosos, o que facilita o aparecimento de  manchas e ação de ácidos bacterianos, podendo causar desmineralização da estrutura dentária. Além disso, após procedimentos cirúrgicos, o uso de antissépticos a base de álcool gerará grande desconforto, pois provocará ardência na ferida cirúrgica.

Se você tem o hábito de utilizar enxaguantes bucais, opte por aqueles que não possuem álcool em sua composição e dê preferência aos fluoretados, que não oferecem o risco de manchar os dentes e atuam contra a perda mineral dos dentes.

Porém, é importante saber que se você realiza uma higiene bucal completa, que envolve a escovação adequada e a utilização do fio dental após todas as refeições, sua saúde oral já está garantida, sendo o enxaguante bucal apenas um cuidado extra.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:19:39+00:00

Escreva um Comentário