Cuidados especiais com a saúde bucal na terceira idade

portal-do-sorriso---blog---saude-bucal-na-terceira-idade

Durante toda a vida, as consultas com o dentista são indispensáveis e devem ser realizadas a cada 6 meses, garantindo uma boa saúde oral. Na terceira idade isso não é diferente.

Alguns idosos acabam se acomodando e não indo ao dentista com a frequência que deveriam e por isso não realizam a manutenção necessária em seus dentes. Isso pode causar diversos problemas não apenas bucais, mas na saúde como um todo. Por esse motivo, os idosos e seus cuidadores (quando o idoso não for independente) devem estar atentos a qualquer alteração bucal. Confira as mais comuns na terceira idade:

Boca seca

A boca seca, chamada de xerostomia, é a diminuição da quantidade de saliva. Ela pode acontecer devido ao uso de medicamentos para tratamentos de doenças decorrentes do avanço da idade. A xerostomia pode desencadear problemas como cáries, lesões e mau hálito.

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que pode ser reconhecida pela vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva. Ela é o início da doença periodontal e por isso deve ser tratada assim que for identificada, evitando danos maiores à saúde oral. Algumas doenças crônicas também podem contribuir com o surgimento da gengivite, a diabetes é uma delas.

Cáries

A higienização oral feita de maneira incorreta e a falta de cuidados com as próteses dentais são as principais causas do aparecimento de cáries na terceira idade. Mesmo quando o idoso não possui alguns de seus dentes naturais, ele deve continuar com os procedimentos de higiene, escovando 3 vezes ao dia e usando o fio dental, evitando que as bactérias se proliferem na boca e causem outros tipos de doenças.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:08:35+00:00

Escreva um Comentário