Conheça os tipos de radiografias dentárias

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Conheça_os_tipos_de_raios_x_dentários (1)

Assim como na medicina, os exames de imagem como o raio X é um recurso muito utilizado na odontologia para que o dentista possa verificar as características do osso do paciente, o posicionamento das raízes e dentes inclusos (dentro do osso) entre outros.

Existem diferentes tipos de radiografias, adequadas para cada situação. Elas não causam dor e não oferecem riscos aos pacientes, desde que sejam realizadas com a proteção necessária.

Conheça alguns tipos de radiografias dentárias:

Periapical

Esse tipo de raio X permite que o dentista verifique a situação de todos os dentes da boca, incluindo suas coroas e raízes. É uma das radiografias mais comuns e costuma ser utilizada para diagnosticar problemas como cáries, alterações no osso, lesões nas raízes, entre outros.

Interproximal

Nessa radiografia o profissional poder analisar a presença de cáries entre os dentes, que são mais difíceis de enxergar a olho nú.

Panorâmica

A radiografia panorâmica é um exame muito utilizada para inicio do diagnóstico, pois mostra uma visão geral da arcada dentária. Sendo necessário outros exames radiográficos complementares para o diagnóstico.

Oclusal

O raio X oclusal é um exame que permite visualizar a maxila e a mandíbula. É muito utilizada em crianças, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento. Além disso, pode ser indicado para visualizar dentes retidos, acompanhamento de tratamento ortodôntico, entre outros.

Tomografia computadorizada

Neste exame observamos tridimensionalmente (3D) a arcada dentária do paciente, muito utilizada para a implantodontia avaliando altura e espessura óssea, localização de dentes inclusos, localização de lesões ósseas, entre outros.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2016-02-11T14:36:56+00:00

Escreva um Comentário