Câncer bucal: saiba como evitar

Alguns cuidados e auto-exames podem ajudar a prevenir a doença

A incidência de câncer bucal ocupa o quinto lugar entre o sexo masculino e o sétimo entre o sexo feminino. No Brasil, metade dessa população é diagnosticada tardiamente. Nesse sentido, a prevenção é de extrema importância e alguns cuidados com a higiene bucal e auto-exames são fundamentais para evitar a doença.

O câncer de boca aparece, geralmente, como uma úlcera que no início não dói e sem tendência a cicatrização. Cresce continuamente e pode se apresentar pela alteração de cor (manchas brancas, vermelhas ou pretas). Entre os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer bucal estão o tabagismo, o consumo de álcool, a luz solar, agentes infecciosos e má alimentação.

“Quando o fumo e o consumo de álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta em mais de 100 vezes. No caso de câncer de lábios, a exposição ao sol é o principal fator, seguido do fumo”, explica Emil Adib Razuk, presidente do CROSP.

A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo auto-exame da boca. Após o diagnóstico realizado pelo cirurgião-dentista, o paciente será encaminhado para o tratamento oncológico, que é feito por meio de cirurgia, associada ou não a radioterapia e quimioterapia. “O câncer de boca tem cura, principalmente se for diagnosticado no início e tratado de maneira adequada. Por isso, é fundamental visitar um cirurgião-dentista regularmente”, resume Razuk.

Como prevenir

Alguns cuidados podem evitar o câncer bucal:

– Deixe de fumar
– Evite bebidas alcoólicas
– Proteja-se dos raios do sol (boné, chapéu, protetor solar)
– Elimine fatores traumáticos na boca, como prótese mal adaptada e dentes tortos
– Alimente-se de maneira saudável
– Execute o auto-exame periodicamente
– Procure o cirurgião-dentista se encontrar qualquer alteração em sua boca

O auto-exame

A principal forma de se detectar precocemente o câncer bucal é pelo auto-exame da boca. Todas as regiões da boca devem ser examinadas. Procure um espelho em um local bem iluminado e verifique:

– Lábios
– Língua
– Gengivas
– Bochecha
– Mucosa jugal (bochecha)
– Palato (céu da boca)
– Amígdala

Fonte: CRO-SP

https://www.crosp.org.br/cidadao/informese/exibir/?id=6

2013-07-09T12:15:00+00:00

Escreva um Comentário