Bolha na gengiva: o que pode ser?

Bolha-na-gengiva-blog

É muito frequente o paciente chegar ao consultório queixando-se do aparecimento de uma bolha na gengiva. Grande parte desses pacientes pensa que se trata de um problema periodontal e realmente pode ser. No entanto, o problema também pode ter sua origem na polpa (nervo) do dente.

Diante dessa queixa, o profissional fará o exame clínico e radiográfico para determinar a origem do problema. A bolha pode ser consequência de um abscesso periodontal (quando ocorre a entrada de um corpo estranho, como casca de pipoca, dentro da gengiva). Nesse caso, o paciente pode ter dor de intensidade leve a moderada e poderá ainda ter febre e mal-estar, dependendo da extensão desse abscesso. A perda óssea decorrente da periodontite também pode causar abscessos quando os defeitos ósseos são muito profundos ou quando ocorrem na região entre as raízes dos dentes.

Outra causa do surgimento de bolhas na gengiva é o comprometimento da polpa do dente, frequentemente associado à presença de lesão de cárie extensa. Nessa situação, dificilmente o paciente terá dor intensa, pois o pus drenará por meio dessa bolha (chamada de fístula), aliviando a pressão dentro do dente.

É importante que o paciente procure o dentista e não fique colocando o dedo ou espremendo a bolha. O dentista decidirá o melhor tratamento depois de executar o exame clínico e radiográfico e de associar as informações sobre os sintomas relatados pelo paciente.

No Portal do Sorriso, os profissionais são habilitados para diferenciar as possíveis causas dos problemas apresentados pelos pacientes. Venha fazer uma avaliação.

2017-11-10T22:07:33+00:00

Escreva um Comentário