Atendimento odontológico para gestantes: os cuidados nessa fase especial

Grávida pode ir ao dentista? A resposta é sim, deve! O Manual Frebasgo do Ministério da Saúde recomenda que a gestante seja referida ao tratamento odontológico. É fundamental para a gestante realizar um pré-natal odontológico, para cuidar da sua saúde bucal e também da saúde de seu bebê. A gravidez é um período único na vida da mulher, com transformações hormonais e fisiológicas que podem afetar a saúde bucal.

O ideal é procurar acompanhamento odontológico, no momento em que começar tentar engravidar (quando começar a tomar o ácido fólico como preparativo para tentar engravidar) ou assim que souber da gravidez, para evitar o agravamento de possíveis doenças bucais já existentes e para fazer a prevenção de doenças bucais.

Durante a gestação as mulheres ficam mais suscetíveis a doenças como a cárie e a gengivite. Um dos motivos para isso são as alterações hormonais que o corpo sofre durante esta fase, aumentando a resposta a inflamações existentes e podendo ocorrer por exemplo modificação da saliva e do pH da boca.. A inflamação de gengiva é mais comum durante a gestação. A doença gengival começa com gengivite e progride para periodontite quando não tratada. Existem evidências científicas mostrando que a periodontite predispõe à pré-eclâmpsia e ao nascimento prematuro ou de bebês com baixo peso. A manutenção da saúde oral é mais um motivo para a gestante manter uma dieta balanceada e fazer a higiene bucal corretamente.

Não há motivos para a gestante temer a ida ao dentista. Existem anestésicos seguros para serem utilizados durante a gestação que não oferecem risco nem ao bebê nem à mamãe. Radiografias odontológicas de um dente específico (não panorâmicas) podem ser realizadas em gestantes, com muito critério, em casos onde a radiografia é extremamente necessária para o diagnóstico da infecção do dente. O melhor momento para tratar um dente é durante o 2o trimestre da gestação quando o cirurgião dentista julgar que é possível aguardar. Porém, lembre-se que a prevenção antes de conceber é o mais indicado! Procure um profissional que tenha formação em tratamento odontológico de gestantes e lhe transmita confiança.

O Portal do Sorriso possui uma equipe de profissionais especialistas para atender as necessidades de gestantes (Dra. Mônica Grazielli Corrêa e Dra. Christiana Murakami) ! Entre em contato conosco.

2017-11-10T20:34:21+00:00

Escreva um Comentário