fbpx

6 vilões da saúde bucal

Vilões da saúde bucal

Quem são os maiores vilões da saúde bucal? Aqueles capazes de causar pesadelos no mais experiente dos dentistas? Listamos alguns dos produtos que mais prejudicam a qualidade da sua saúde bucal, e que podem trazer sérios problemas ao longo da vida.
O nosso objetivo é alertar em relação ao efeito dessas substâncias, levando à maior conscientização e incentivar a interrupção do uso daquelas mais prejudiciais, como o cigarro.
Então conheça a lista dos vilões e saiba o efeito deles sobre sua saúde.

Vilão número 1: Cigarro

O cigarro é um dos maiores vilões da saúde do ser humano, e não somente da saúde bucal. Sabe-se que o cigarro interfere na resposta imune. Por isso, o fumante possui maior risco de desenvolver doenças periodontais (gengiva), o que pode causar a perda dos dentes. Além disso, o tabagismo influencia negativamente na resposta aos tratamentos periodontais. O cigarro ainda pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de boca, por meio da alteração de células da boca.
Aqui no Portal do Sorriso prezamos pela sua saúde como um todo, então neste caso o único conselho viável é que você pare de fumar. Se não conseguir fazer isso sem ajuda profissional, não é vergonha nenhuma procurar um especialista. Invista na sua saúde: tente largar os péssimos hábitos o quanto antes possível!

Vilão número 2: Álcool

Muito se fala sobre os malefícios do álcool ao fígado, pele e até mesmo o impacto social do seu consumo. O que pouca gente sabe é que o consumo de álcool tem impacto direto no PH da boca. Por deixar o ambiente dentro da boca ácido e diminuir a produção da saliva, o álcool proporciona um ambiente propício para a multiplicação das bactérias. Além disso, facilita o processo de desmineralização do esmalte, causando manchas e enfraquecendo os dentes. Da mesma forma que o cigarro, o álcool está relacionado com a ocorrência de câncer de boca. E muitas vezes, o consumo de álcool está muito relacionado ao fumo. Portanto, seu consumo deve ser moderado e consciente.

Vilão número 3: Açúcar

O açúcar parece inofensivo, mas é uma substância que está muito presente na nossa dieta e que funciona como fonte de “alimento” para bactérias que causam a cárie. É importante dizer, que qualquer carboidrato quando metabolizado, se transforma e
m açúcar. As bactérias fermentam o açúcar e, consequentemente, produzem ácidos que destroem os dentes. A saliva possui a capacidade de neutralizar esses ácidos. Porém, o consumo frequente torna essa propriedade da saliva menos eficiente. Assim, quando houver consumo de açúcar ou carboidrato, deve-se realizar a higiene bucal logo em seguida.
Como dissemos acima, todos os carboidratos (o pãozinho do fim da tarde, e a pizza do fim de semana, por exemplo) viram açúcar no seu organismo. Assim como aquele suco de laranja super natural. Se você tomar dois copos de suco, está consumindo o açúcar presente em cerca de 7 ou 8 laranjas. Mas então o que fazer? Consumir com moderação e consciência. Se for necessário, procure orientação de um profissional de nutrição.

Vilão número 4: Refrigerante

Segundo o próprio site da Coca-Cola (clique para ver), uma lata de refrigerante possui cerca de 37g de açúcar. Isso equivale a 7 colheres e meia de chá de açúcar. Isso, por si só, já faria com que tivéssemos um dos maiores vilões ao sorriso (e à saúde em si). Mas como se não bastasse, refrigerantes também possuem ácidos fosfórico e cítrico.
Novamente, nosso objetivo é conscientização. Por isso, sugerimos que as quantidades de refrigerantes sejam pequenas e que após a ingestão, você aguarde 30 minutos para realizar a escovação, já que os ácidos presentes nesses produtos sensibilizam os dentes e se realizada a escovação logo em seguida, teremos prejuízo em termo de estrutura dentária.

Vilão número 5: Café

A princípio o café pode parecer inofensivo, contribuindo apenas para o escurecimento dos dentes. Quando ingerido em grandes quantidades, pode contribuir para o aumento da perda óssea decorrente da periodontite. Além disso, muitas pessoas utilizam muito açúcar no café, o que pode contribuir para o aumento do risco de cárie.

Vilão número 6: Você mesmo

Sim, é isso mesmo. Se não houver conscientização em relação ao consumo de todas as substâncias nocivas, aos hábitos de higiene bucal, além da falta de consultas periódicas ao dentista, você pode ser tornar um vilão contra sua própria saúde.
Não seja negligente com sua saúde. Problemas dentais podem causar diversos outros problemas no seu corpo. Já contamos aqui, por exemplo, que o jogador Garrincha quase ficou fora de uma copa do mundo por não cuidar dos dentes. Infecções de origem bucal podem refletir em outras partes do corpo e podem, possivelmente, trazer problemas mais sérios. Além da influência na vida social como a aparência e o hálito, que podem ser decisivos no convívio com os amigos, na conquista da pessoa amada ou de uma oportunidade de emprego.
Encare os cuidados com sua boca como um dos principais investimentos da sua vida. Quanto mais você fizer ações de prevenção, menos irá sofrer as consequências da falta de cuidados.
Cuidar dos dentes é uma questão de autocuidado. Entre em contato agora mesmo e agende uma avaliação com nossa equipe. Temos atendimento multidisciplinar, e cuidamos de todos os aspectos de sua saúde bucal.

Portal do Sorriso – Espaço de Saúde e bem-estar.

2020-02-29T09:24:14-03:00

Escreva um Comentário