Você conhece a cirurgia plástica gengival?

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Cirurgia_plástica_gengival

A plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é um procedimento cirúrgico odontológico que trata uma condição anatômica presente em algumas pessoas que, muitas vezes, afeta a sua auto estima. Essa condição é definida como um excesso de gengiva sobre a coroa (parte do dente exposta na boca) dos dentes, fazendo com que eles pareçam mais curtos do que na verdade são.

O fato de a gengiva cobrir boa parte dos dentes não causa nenhum problema de saúde. No entanto, alguns pacientes que apresentam o “sorriso gengival” se sentem desconfortáveis com a situação e procuram métodos para obter um sorriso mais bonito.

A situação oposta consiste  na  falta de gengiva ou retração gengival deixando as raízes dos dentes mais expostas que o normal. As retrações gengivais são consequências de inflamação induzida por placa bacteriana  ou escovação inadequada (excesso de força ou pressão).

A cirurgia plástica gengival consiste em remover uma parte da gengiva com instrumentos específicos. O procedimento é realizado com anestesia local e o Periodontista (especialista no tratamento da gengiva) faz o recontorno gengival.

Antes da cirurgia alguns exames são solicitados pelo cirurgião, a fim de saber se o paciente está apto a realizar o procedimento. O pós-operatório dura cerca de dez dias, sendo que a cicatrização completa da gengiva ocorre após 90 dias.

Se você tem alguma alteração na gengiva que o incomoda, procure o Periodontista para avaliar as suas necessidades e indicar o melhor tratamento para você.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:19:25+00:00

Escreva um Comentário