Qual o mais indicado: fio ou fita dental?

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-__Qual_o_mais_indicado_fio_ou_fita_dental

O fio e a fita dental são meios adicionais de limpeza utilizados para higienizar a região interproximal (entre os dentes) e a região do sulco gengival (porção de gengiva mais próxima da coroa dos dentes).  Essas regiões só podem ser limpas com o uso desses dispositivos, pois a escova não tem acesso a nenhum nesses locais. Em espaços interdentais mais largos, a escova interdental pode auxiliar também. No entanto, somente o fio dental alcança o sulco gengival. É muito comum nós nos perguntarmos qual o melhor ou o mais indicado: fio ou fita dental? Quanto à capacidade de remoção de placa bacteriana e resíduos de alimentos, não há diferença entre os dois. A diferença é o tamanho. O fio normalmente é mais fino e estreito e a fita é mais larga.

O fio dental, pelo fato de ser mais fino, facilita o uso em áreas de dentes apinhados (mal posicionados) ou em regiões onde o contato entre os dentes é muito estreito. Já a fita, por ser mais larga, pode ser usada em espaços interdentais mais amplos.

Para determinar qual dos dois deve ser usado, o paciente deve analisar qual o dispositivo que melhor lhe convém. Desta forma, ele deve escolher o que lhe é mais confortável e agradável.

É importante que o fio ou fita dental sejam usados todos os dias, de preferência em todas as escovações.

Caso você tenha dúvida, marque uma consulta para que um dos dentistas do nosso Corpo Clínico lhe oriente quanto ao uso desses dispositivos.

2017-11-10T22:54:05+00:00

Escreva um Comentário