Qual a chupeta mais indicada para as crianças?

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Chupetas_indicadas

O uso da chupeta é um tema que gera muitas dúvidas aos pais. Os bebês têm uma grande necessidade de sucção, inclusive é normal que eles comecem a chupar o dedo no útero da mãe e, por esse motivo, se acalmam quando estão com uma chupeta. Estudos recentes mostram que o uso de chupeta no primeiro ano de vida deve ser indicado porque é um fator que protege contra a síndrome da morte súbita do neonato.

Alguns dizem que a chupeta é prejudicial para a saúde bucal da criança e outros defendem o seu uso. A verdade é que ela pode afetar sim o desenvolvimento odontológico do bebê, podendo gerar alterações na arcada dentária, como mordida aberta, cruzada ou profunda e podendo também interferir na musculatura dos lábios e língua, deixando-os flácidos e dificultando a mastigação e fala. Porém, se for usada com moderação, esses riscos podem ser minimizados, já que esses fatores também dependem muito da predisposição genética do indivíduo.

Abaixo, separamos algumas dicas para você escolher o melhor tipo de chupeta para o seu filho:

– Prefira as chupetas de silicone, por serem mais resistentes, duráveis e menos porosas;

– Sempre verifique na embalagem a idade indicada para cada modelo, que deve estar de acordo com a idade da criança;

– Escolha as chupetas com bicos ortodônticos ou fisiológicos, que posicionam melhor a língua do bebê e mantém os lábios mais vedados;

– Escudos com o formato côncavo proporcionam maior conforto ao bebê;

– Os modelos sem argola são mais indicados, pois evitam que a criança use a argola para forçar a dentição

– Nunca pendure paninhos, seguradores de chupeta ou bichinhos de pelúcia na chupeta porque o peso destes causa deformidades maiores nos ossos dos maxilares

O ideal é que a criança só utilize a chupeta para adormecer, durante as sonecas e a noite, evite oferecer ou permitir o seu uso durante o dia. É recomendado que a chupeta seja removida antes dos 3 anos de idade, e uma boa dica para ir acostumando a criança a ficar sem o acessório é retirá-lo enquanto ela dorme. Também é melhor ter somente uma chupeta ao invés de várias. Se sentir dificuldades no momento de remover o hábito da chupeta consulte um odontopediatra, que lhe dará dicas e ensinará técnicas de remoção de hábitos de sucção não nutritiva (dedo e chupeta) individualizadas de acordo com a idade, personalidade e estilo de vida da criança e da família.

É bom lembrar que é essencial que a higiene da chupeta  seja feita antes do primeiro uso e sempre que necessário, lavando com água e detergente e esterilizando com água fervente. Se o bico estiver rachado, gasto ou pegajoso, compre uma nova!

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou qualquer outro relacionado à saúde bucal, pode entrar em contato conosco por aqui.

2017-11-10T23:27:26+00:00

Escreva um Comentário