Perda óssea alveolar: patológica ou fisiológica?

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Perda_óssea_alveolar

A perda óssea alveolar (em volta dos dentes) é um processo patológico (relacionado com doença) decorrente principalmente da periodontite (inflamação de origem infecciosa, que
ocorre nos tecidos ao redor dos dentes ). A inflamação gengival se estende em direção à estrutura óssea gerando a perda do osso.

O trauma de oclusão (trauma por forças da mordida) também pode causar perda óssea. No entanto, essa perda pode ocorrer não só na presença da inflamação, mas também na sua ausência.

A maioria das pessoas tem a ideia errônea de que a osteoporose leva à perda óssea alveolar. Embora as duas doenças (osteoporose e periodontite) possam ocorrer concomitantemente, a osteoporose não é indicada como causa da periodontite e/ou perda óssea alveolar.

O processo de envelhecimento leva a modificações na estrutura óssea, como irregularidade na superfície do osso e menor capacidade de cicatrização. Diante da periodontite, o paciente idoso poderá apresentar maior perda tecidual porque é uma doença de característica crônica (presente por muitos anos) e porque existem modificações no processo de defesa do organismo que podem resultar em maior severidade da doença.

Desta forma, a perda óssea alveolar, que compromete a inserção dos dentes, é um processo patológico e não pode ser relacionado com o envelhecimento.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso possui profissionais qualificados para o diagnóstico e tratamento periodontal. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou qualquer outro relacionado à saúde bucal, pode entrar em contato conosco por aqui.

2017-11-10T23:16:41+00:00

Escreva um Comentário