O que um especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares trata?

Portal do Sorriso - Blog - O que trata um especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade da odontologia que trata as alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais do paciente.

Essa especialidade trabalha com técnicas que promovem o  crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular e por isso é muito indicada para as crianças que apresentam algum tipo de alteração com relação à mandíbula e à maxila, quando existe um desequilíbrio no crescimento facial, muito comum atualmente e justificado principalmente pela pouca ou ausência de uma mastigação correta.  Normalmente, esse desequilíbrio facial está associado à respiração oral, queixo saliente ou para dentro, dentes apinhados, ou tortos, mordida cruzada, falta de espaço para erupção dos dentes,  etc. O tratamento adequado realizado enquanto criança é fundamental para evitar procedimentos futuros como extração de dentes e cirurgias para corrigir a estrutura óssea facial do paciente, pensando sempre em um tratamento preventivo e muitas vezes inclusive evitando o uso de aparelhos fixos no futuro. Na criança, o diagnóstico é feito ainda com pouca idade. Essa técnica tem a vantagem de poder ser trabalhada na criança pequena ainda com dentes de leite, através de  simples ajustes oclusais, pistas planas diretas ( que são resinas colocadas nos dentes) para correção da mordida e aparelhos moveis, sempre acompanhando o crescimento e desenvolvimento da criança.

Apesar de ser mais utilizada em crianças, a Ortopedia Funcional dos Maxilares também pode ajudar muito os adultos, mas em casos que apresentem problemas relacionados à musculatura e problemas posturais. Exemplos de problemas que fazem os adultos procurarem um especialista são: bruxismo e briquismo (rangimento e apertamento dos dentes, principalmente durante o sono), dores faciais, apneia do sono, zumbidos no ouvido, dores de cabeça,  entre outros.

É muito importante que um diagnóstico correto seja feito, eliminando a possibilidade de problemas de saúde que devem ser tratados por médicos de outras especialidades, garantindo que o problema é muscular e pode ser tratado por um dentista especializado em Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Os tratamentos normalmente são realizados com aparelhos ortopédicos, que se diferenciam dos aparelhos ortodônticos no fato de ficarem soltos na boca do paciente, estimulando suas funções orais, para que o próprio organismo através uma ação dos neurônios ative a musculatura e  consequentemente ocorra  uma remodelação das estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais da face.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso também tem profissionais especializados em Ortopedia Funcional dos Maxilares. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou qualquer outro relacionado à saúde bucal, pode entrar em contato conosco por aqui.

2017-11-10T23:25:13+00:00

Escreva um Comentário