Meios auxiliares de limpeza

A higiene bucal realizada pelo paciente tem papel fundamental na manutenção da saúde bucal e periodontal. Além da escova convencional, que é a forma mais eficaz para limpar as superfícies mais acessíveis dos dentes, são necessários outros elementos para que a higiene ótima seja alcançada. Os meios auxiliares de limpeza são o fio dental, escova interdental, escova bitufo, passa fio e raspador de língua.

As regiões entre os dentes são mais difíceis de serem acessadas e precisam de cuidados maiores. Dessa forma, o fio dental e a escova interdental são indispensáveis para o controle da placa bacteriana. O fio dental tem a função de limpar tanto a região de contato entre um dente e outro, como a região da gengiva mais próxima da coroa do dente, chamada de sulco gengival. Muitos pacientes perguntam: “Não faz mal colocar o fio dental dentro da gengiva?!”. Não, pelo contrário! Faz muito bem! Nessa região do sulco gengival, a escova praticamente não tem alcance e somente o fio dental é capaz de remover os resíduos que lá dentro se encontram. E é importante destacar que o sulco gengival é um ponto crítico para o desenvolvimento da inflamação gengival. Já o passa fio é utilizado para facilitar a passagem do fio dental em regiões de próteses fixas. Ainda pensando nas regiões entre os dentes, a escova interdental complementa a limpeza desses locais, principalmente onde existem espaços mais largos entre um e outro e também as regiões de próteses fixas e de aparelhos ortodônticos.

Contamos também com a escova bitufo ou unitufo, que deve ser utilizada em regiões de difícil acesso, como por exemplo, os dentes do siso. Isso porque apresentam cabo angulado, que facilita alcançar regiões posteriores ou de difícil acesso e porque apresentam tufo em formato cônico, que otimiza a escovação. Além disso, essas escovas podem ser utilizadas em regiões de dentes mau posicionados, aparelhos ortodônticos ou ainda para aprimorar o processo de escovação, removendo a placa bacteriana da região do dente mais próxima da gengiva.

Existem ainda os raspadores de língua, cuja função é remover a placa bacteriana que fica sobre a língua, chamada de saburra lingual. Os raspadores podem ser substituídos pela escova convencional na remoção da saburra lingual, de acordo com a preferência de cada pessoa.

Desta forma, todos esses meios se somam trazendo melhores resultados para sua escovação! E não se esqueça: Palitos não devem ser utilizados como auxiliar de limpeza! Eles podem te machucar e não são eficazes na remoção de placa bacteriana.

Texto elaborado pela Equipe Portal do Sorriso.

2017-11-10T23:29:18+00:00

Escreva um Comentário