Inovações na Odontologia

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Inovações_na_Odontologia

Nos tempos modernos e com o acesso fácil às informações, as pessoas procuram cada vez mais um atendimento odontológico inovador e indolor. Nesse contexto, tem surgido dispositivos de anestesia indolor, as agulhas utilizadas são extremamente finas reduzindo a dor da punção e ainda, o motor de alta rotação e aparelhos de ultrassom são cada vez mais delicados e silenciosos.  

A estação computadorizada de aplicação de anestesia é um aparelho que permite a aplicação de anestesia de uma forma controlada, utilizando volumes de anestésico muito menores do que aqueles utilizados manualmente.  Além disso, a entrada da agulha é lenta, com leves paradas que impedem que agulha toque locais que ainda não foram anestesiados, uma vez que o liquido anestésico começa a ser injetado imediatamente. Além disso, as agulhas utilizadas para a anestesia são extremamente finas, favorecendo o conforto do paciente e evitando dor desnecessária.

Img-1
Aparelho Morpheus (Anestesia Computadorizada)

Os aparelhos de ultrassom (utilizados para remoção de tártaro, por exemplo) mais antigos tinham um tipo de vibração que causava mais dor e desconforto. Os modelos mais atuais possuem vibrações piezoelétricas com uma direcionalidade das vibrações perfeita, ou seja, elas ocorrem em um único plano longitudinal, permitindo a realização de raspagem sem causar traumas aos dentes, reduzindo o desconforto do paciente. Além disso, esses modelos produzem baixo índice de calor, permitindo que o dentista trabalhe com pouca quantidade de água, que muitas vezes causa grande aflição aos pacientes.

Um dos maiores medos dos pacientes se refere a utilização das canetas de alta rotação, os famosos motorzinhos. No entanto, hoje contamos com modelos mais modernos que promovem menos vibrações e fazem muito menos ruídos.

Outra inovação veio para a endodontia, especialidade que faz o tratamento do canal dos dentes, conta com instrumentais rotatórios, que reduzem o tempo de trabalho e dão também mais conforto durante o procedimento. Além disso, o endodontista (e outros especialistas também) pode contar com o uso de microscópios operatórios para melhor visualização dos canais e de outras estruturas. O microscópio também pode ser utilizado pelo periodontista na realização de micro-cirurgias periodontais. Entretanto, o uso do microscópio requer grande tempo de treinamento.

Contamos ainda com aparelhos de Laser utilizados em diversas terapêuticas como clareamento, tratamento de lesões de herpes, tratamento de aftas, algumas cirurgias, tratamento da parestesia (dormência), dentre outros usos. Para o uso do laser, o profissional deve ter um treinamento específico para não correr e nem colocar o paciente em risco.

Img-3
Aparelho de aplicação de laser (tratamento de laserterapia)

Existe ainda a possibilidade de uso da câmera intra-oral, que grava as imagens para que fiquem registradas no prontuário do paciente. Ela ainda permite que o paciente visualize sua boca e os possíveis problemas junto com o dentista durante a avaliação. Adicionalmente, as cadeiras odontológicas atuais são extremamente confortáveis e relaxantes. Desta forma o paciente fica melhor acomodado e tranquilo.

No Portal do Sorriso você conta com todas essas inovações e com profissionais habilitados para utilizá-las. Venha fazer uma consulta!

2017-11-10T22:23:09+00:00

Escreva um Comentário