Herpes Labial: Saiba mais sobre a doença

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Herpes_labial

O herpes labial é uma infecção causada por um vírus nomeado de herpes simples tipo 1 (HSV-1). Essa infecção é contagiosa e além dos lábios, pode desenvolver sintomas em outras partes da cavidade oral como a gengiva, língua, céu da boca, faringe, etc.

Os principais sintomas do herpes labial começa com coceira, ardor e/ou formigamento no local, que em seguida apresenta elevações avermelhadas que em alguns casos doem. Após isso, inicia o surgimento de pequenas bolhas, que vão se agrupando e, ao estourar, se transformam em uma espécie de ferida, com uma crosta branco-amarela. Com o passar do tempo, essa crosta se solta e a pele começa a cicatrizar. Alguns pacientes também podem apresentar febre e dores de garganta antes do aparecimento das lesões.

Grande parte da população possui o vírus, porém sem desenvolver qualquer tipo de sintoma durante muito tempo, podendo desenvolver a qualquer momento devido à queda de sua imunidade. Porém, mesmo sem apresentar sintomas, os pacientes que possuem o vírus HSV-1 também podem transmitir a doença.

A transmissão do herpes labial pode ocorrer através do compartilhamento de objetos como louças e toalhas, através do beijo e também através do sexo oral, podendo inclusive transmitir o vírus para a região genital do parceiro ou o contrário.

O herpes labial não tem cura, e o controle do contágio também é muito difícil. O ideal é que a pessoa que esteja em uma crise de herpes, tome os cuidados necessários para não contaminar os outros, já que nesse período o vírus fica mais fácil de ser transmitido.

Para controlar os sintomas, assim que perceber que as feridas começarão a aparecer, é recomendado que o paciente siga as orientações do médico ou cirurgião dentista, onde provavelmente recomendará o uso de medicamentos tópicos ou orais, e aplicações de laserterapia para amenizar a sintomatologia, evitando assim a evolução do problema.

O herpes labial é uma infecção recorrente, que pode ficar adormecida por muito tempo, ou aparecer com certa frequência, dependendo do sistema imunológico do paciente.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:23:29+00:00

Escreva um Comentário