Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Hábitos_que_prejudicam_a_saúde_bucal

Muitos hábitos fazem parte dos nossos dias, e alguns muitas vezes passam até despercebidos de tão automáticos que são. Porém, é importante ficar atento, pois alguns podem prejudicar os dentes e a nossa saúde oral. Veja alguns deles:

Escovar os dentes com muita força: muita gente pensa que para limpar bem os dentes, deve fazer força na hora da escovação, mas isso não é verdade. Escovar os dentes com muita força pode levar à retração na gengiva e até ao desgaste do dente. A dica é utilizar uma escova com as cerdas macias e fazer a limpeza com movimentos suaves, percorrendo todas os lados dos dentes.

Usar o palito de dente como substituto do fio dental: algumas pessoas utilizam o palito achando que estão realizando a limpeza entre os dentes, porém, o mesmo remove somente resíduos de alimentos, não sendo indicado para a correta remoção da placa bacteriana, responsável pela inflamação gengival e periodontite. O fio dental deve ser utilizado mesmo quando a gengiva apresenta sangramentos, pois promove a limpeza correta do local, e nesse caso, você deve procurar um dentista para identificar a causa do problema. Então, como devemos passar o fio dental? Corte aproximadamente 45 cm e segure-o com os dedos indicadores e polegares. Curve o fio na lateral do dente e movimente-o para cima e para baixo, deslizando cuidadosamente e entrando no interior do sulco gengival (“dentro da gengiva”) para a remoção da placa bacteriana.

Fumar: essa todo mundo já sabe! Fumar faz muito mal para a saúde, inclusive da boca. Os cigarros podem provocar manchas nos dentes, língua e mucosa, mau hálito, agravamento da doença periodontal e até câncer de boca.

Roer as unhas: pessoas muito ansiosas são as que mais tem o hábito de roer as unhas. O que elas não se dão conta é que esse costume pode ser prejudicial para a saúde, pois as mãos não estão sempre limpas, podendo carregar bactérias para a boca. Além disso, existe também o risco de trincas e fraturas no esmalte dos dentes, distúrbios articulares, entre outros.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso incentiva o cuidado com a saúde oral, pois essa é a melhor forma de garantir dentes fortes e saudáveis.

2017-11-10T23:16:24+00:00

Escreva um Comentário