Goma de mascar ajuda na prevenção de cáries?

portal-do-sorriso-blog-goma-de-mascar-ajuda-na-prevencao-de-cariesEmbora acostumados a pensar que as gomas de mascar são prejudiciais à saúde oral, aumentando a chance do desenvolvimento de cárie, algumas podem ter o efeito contrário e até ajudar no seu combate.

O que acontece é que através da mastigação da goma de mascar, a produção de saliva é estimulada. Porém o produto deve ser escolhido de acordo com a sua composição. Verifique na embalagem da goma se ela possui o adoçante natural chamado xilitol no lugar do açúcar comum, que é extremamente prejudicial aos dentes. Ou seja, escolha as gomas de mascar sem açúcar.

O xilitol é uma substância que reduz a formação de placa e a aderência bacteriana (efeito antimicrobiano), inibe a desmineralização do esmalte (reduz a produção de ácidos) e tem efeito inibitório direto

sobre as bactérias que provocam a cárie. Mas fique atento! O consumo de gomas de mascar não dispensa de forma alguma a necessidade da escovação e utilização do fio dental três vezes ao dia. Esses hábitos são fundamentais para a manutenção da saúde oral.

Confira 5 dicas para cuidar de suas escovas de dentes.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

 

2017-11-10T21:54:07+00:00

Escreva um Comentário