fbpx

Falta de cuidado com os dentes e a gengiva pode gerar doenças

A má higienização dos dentes e da gengiva pode causar doenças inflamatórias, como a gengivite e a periodontite.

Algumas doenças sistêmicas, como as cardiovasculares e a diabetes, e a ocorrência de partos prematuros ou bebês de baixo peso ao nascer podem estar relacionadas à periodontite.

A Dra. Mônica Grazieli, especialista em periodontia do Portal do Sorriso, acrescenta que pacientes em UTI podem desenvolver quadros de pneumonia mais facilmente quando são portadores de doença periodontal. “O problema aumenta a produção de fatores inflamatórios e infecciosos, aumentando as chances de doenças”, alerta.

A especialista sugere uma investigação médica caso seja observada uma rápida perda de inserção periodontal, simultaneamente a outros sintomas de diabetes, como poliúria, muita sede, obesidade, entre outros.

Outro sinal de alerta é o sangramento na gengiva. “O problema indica a presença de inflamação gengival, mas também pode ser sinal de doenças sistêmicas ou alterações hormonais. Também requer avaliação criteriosa para o diagnóstico correto”, afirma a Dra. Mônica.

Prevenção

A higiene bucal, que inclui a escovação e o uso do fio dental, é a principal medida de prevenção de doenças periodontais. “A escova deve ser sempre macia, pequena e com cerdas retas”, explica a Dra. Mônica Grazieli.

Além disso, a forma mais indicada para a escovação é a técnica de varredura, em que são feitos movimentos da gengiva para o dente com repetições de no mínimo 20 vezes em cada grupo de dentes. “Os movimentos, no entanto, devem ser sempre suaves, sem força ou pressão, em todos os dentes”, acrescenta a especialista do Portal do Sorriso.

Na higienização bucal, a língua também deve ser escovada para remoção da placa bacteriana. “Já a limpeza profissional deve ser realizada periodicamente, a cada 3 ou 6 meses, de acordo com o caso do paciente”, acrescenta a Dra. Mônica.

Outra forma eficaz de prevenir doenças periodontais é consultar um dentista regularmente.

O Portal do Sorriso possui um Programa de Prevenção, com valores acessíveis. Para saber mais, entre em contato com a clínica.

Fonte: Comunica – Assessoria em Comunicação

2019-08-08T19:09:06-03:00

Escreva um Comentário