Dentes supranumerários: Quando surge um dente a mais

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Dentes_extranumerários (1)

Uma arcada dentária completa de um adulto deve conter 32 dentes no seu total, portanto, quando ultrapassa esse número, podemos dizer que o paciente possui um (ou mais) dente supranumerário.

Esse problema também pode acontecer nas crianças que ainda possuem dentes de leite e, nesse caso, o dente supranumerário é caracterizado quando existem mais de 20 dentes de leite na boca do paciente.

Os dentes supranumerários também podem ser conhecidos como dentes extranumerários. A forma mais comum de dente supranumerário é o mesiodens, que fica posicionado entre os dentes da frente na arcada superior. Os dentes supranumerários podem ter formatos diferentes dos dentes comuns e até surgir no céu da boca.

Frequentemente o dente supranumerário não erupciona, fica dentro do osso e só é encontrado nas radiografias de rotina. Porém, esse dente a mais “escondido” pode causar problemas. Muitas vezes, ele pode atrapalhar o desenvolvimento e o posicionamento dos outros dentes, sendo prejudicial também durante tratamentos ortodônticos. Dentro do osso, o dente supranumerário pode bloquear o caminho de erupção de um dente permanente. Nestes casos o permanente não consegue nascer e o supranumerário deve ser extraído. O Odontopediatra saberá explicar aos pais qual é o momento mais indicado para realizar a cirurgia para não atrapalhar a vinda do dente permanente e explicará como fazer o procedimento com o paciente infantil tranquilo.

Assim como pode haver dentes a mais na boca, existem casos onde a criança tem dentes a menos, conhecidos como agenesia dentária. Fique atento às nossas próximas matérias para saber mais!

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:26:35+00:00

Escreva um Comentário