Conheças os tipos de aparelho ortodôntico

Portal do Sorriso - Blog - Tipos de aparelhos e casos

Enquanto muitas pessoas têm vontade de usar aparelho dentário para corrigir os dentes, outras se recusam a usar, por causa do aspecto estético, mesmo quando precisam.

O fato é que hoje em dia existem opções das mais variadas, inclusive as que tentam disfarçar ao máximo o uso do aparelho ortodôntico. Cada aparelho foi criado para resolver um tipo de problema, por isso, a análise e planejamento de cada paciente devem ser realizados somente por um especialista em Ortodontia.

Conheça abaixo os tipos mais comuns de aparelhos ortodônticos capazes de alinhar os dentes:

Aparelho fixo – É o tipo de aparelho mais comum. Ele é composto por acessórios colados nos dentes, chamados bráquetes, pelo fio e pelas famosas borrachinhas (ligaduras elásticas). A ativação do aparelho será realizada em períodos pré-determinados, para promover a movimentação dos dentes. O tempo de tratamento varia de acordo com vários fatores, incluindo a quantidade de movimentação necessária, idade, tamanho de raiz, etc.

O aparelho fixo pode ser metálico ou estético, sendo que alguns modelos estéticos são muito similares à cor natural dos dentes. Assim, é possível alcançar o resultado desejado utilizando aparelhos bem discretos!

Aparelho lingual: O aparelho lingual possui a mesma função do aparelho comum, porém, ele fica “escondido”, sendo fixado na parte de trás dos dentes. O aparelho lingual é metálico, mas isso não interfere na aparência. Assim, o paciente realiza o tratamento sem a necessidade de mostrar o aparelho!

Aparelhos auto-ligados: Os aparelhos auto-ligados são parecidos com os fixos comuns, mas não necessitam da borrachinha para prender o fio, pois os próprios bráquetes possuem dispositivos que prendem o arco. Possuem as versões metálica e estética. E por reduzir o atrito, não utilizando as borrachinhas, o tempo de tratamento costuma ser reduzido.

Invisalign e Clear Aligner: São aparelhos móveis de material transparente. A partir do molde dos dentes do paciente, faz-se um estudo, laboratorial ou computadorizado, incluindo todas as fases do tratamento, criando a mordida final. Assim, é feita uma sequência de alinhadores transparentes para promover a movimentação dos dentes. Apesar do aparelho ser removível, este deve ser usado corretamente para alcançar o sorriso desejado.

Se você se sente incomodado com algum aspecto do seu sorriso, procure uma clínica odontológica, com profissionais especializados, que possa orientá-lo sobre qual o melhor tratamento para a sua situação.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso trabalha com todos os tipos de aparelhos ortodônticos. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou qualquer outro relacionado à saúde bucal, pode entrar em contato conosco por aqui.

2017-11-10T23:19:51+00:00

Escreva um Comentário