Conheça os diferentes materiais de restauração

Portal do Sorriso - Blog - Conheça os diferentes materiais de restauração

Quando um dente é acometido por uma cárie, é necessário que o dentista faça uma restauração, para que a cárie seja removida e o local devidamente vedado e protegido, devolvendo a forma e função do dente.

Para a realização dessa restauração, popularmente conhecida como “obturação”, existem diferentes tipos de materiais disponíveis. Algumas restaurações são realizadas diretamente na boca do paciente, geralmente numa única consulta, são as chamadas restaurações diretas. Já as restaurações indiretas são realizadas sobre o modelo (réplica de gesso da boca do paciente) obtido através da moldagem dos dentes do paciente, por este motivo, necessitam normalmente de mais de uma consulta para serem realizadas.

A profundidade e extensão da cárie, localização, necessidade estética, durabilidade, etc. são alguns dos fatores que irão determinar a escolha do material restaurador.

Conheça as possibilidades e escolha junto com o seu dentista qual a melhor opção para você:

Amálgama de prata

É um material para restauração direta. Sua indicação é controversa devido ao mercúrio, um dos componentes do amálgama. Oferece durabilidade e resistência muito alta, porém, com a desvantagem estética, já que a coloração é escura.

Porcelana

São restaurações indiretas muito duradouras e com ótimo resultado estético. Não sofrem alteração de cor mesmo após muitos anos pois o material não é pigmentado pelos alimentos.

Ouro

As restaurações indiretas de ouro exigem um maior investimento e tem uma grande durabilidade.

Ionômeros de vidro

Esse material misturado a outros, gera restaurações de cor muito semelhante a cor do dente, com a vantagem de liberar flúor para o meio bucal. São muito indicadas para crianças. Não possuem uma vida útil tão longa.

Resina

Também são muito semelhantes a cor dos dentes e dão um resultado muito natural, são muito resistentes e tem grande durabilidade. Porém, podem ser manchadas com mais facilidade pelo pigmento dos alimentos.

Leia também o artigo sobre “Qual a durabilidade das restaurações?” publicado em nosso blog.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T22:49:53+00:00

Escreva um Comentário