Como higienizar a boca após uma cirurgia e/ou extração?

Portal-do-Sorriso---Blog---Como-higienizar-a-boca-após-uma-cirurgia-e-ou-extração (1)

Qualquer cirurgia na boca exige uma série de cuidados e a extração de um dente não é diferente. Após cirurgias bucais, o paciente precisa seguir todas as orientações que o dentista faz.

Dentre as orientações, pode-se listar: repouso, evitar ingestão de alimentos quentes por 24 horas; evitar alimentos duros principalmente nos primeiros dias após o procedimento; não cuspir; não fumar; não fazer bochechos nem com água e higienizar a boca.

Mas como higienizar a boca se existe uma ferida cirúrgica? É importante manter a boca limpa após a cirurgia para evitar infecções. No entanto, o local da cirurgia ou da extração não deve ser higienizado diretamente. Ou seja, não se deve passar a escova em cima da ferida cirúrgica, pois isso gerará um trauma, podendo causar sangramento, rompimento dos pontos e até comprometimento da cicatrização. As outras regiões da boca devem ser higienizadas normalmente com a escova e o fio dental.

Pelo fato de não poder higienizar diretamente o local da cirurgia, deve-se fazer o uso de bochecho antisséptico específico (prescrito pelo dentista), após 24 a 48 horas da cirurgia. Nos primeiros dias pós-cirúrgicos, o bochecho não deve ser vigoroso para evitar remoção do coágulo ou deslocamento de enxertos. O dentista realizará a orientação correta, de acordo com o procedimento cirúrgico realizado. Além disso, um cotonete pode ser umedecido no líquido para bochecho e pode ser usado, com delicadeza, para higienizar o local.

É importante salientar que no caso de extrações, não é recomendado inserir nada dentro do alvéolo.

É normal sentir gosto desagradável e até um pouco de halitose no período pós-operatório. Mas se houver grande inchaço, pus, sangramento excessivo e dor intensa, procure o dentista imediatamente.

Caso haja dúvidas, marque uma avaliação em uma das unidades do Portal do Sorriso.

2017-11-10T22:07:17+00:00

Escreva um Comentário