As principais causas da afta

Portal do Sorriso - Blog - As principais causas da afta

As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na cavidade bucal, podendo se manifestar na mucosa da boca, embaixo da língua, garganta e gengiva. Elas incomodam muito, pois causam dor que resultam em dificuldades para comer, falar e até escovar os dentes.

O aparecimento das aftas pode ser causado por vários fatores como baixa imunidade, estresse emocional, reações alérgicas, trauma, alterações hormonais, deficiências nutricionais (falta de vitamina b12, ferro ou ácido fólico) e tendências genéticas tornam a pessoa mais susceptível às aftas.

A duração de uma afta é de cerca de 10-14 dias e geralmente não precisam de tratamento, porém, quando a afta demora para cicatrizar ou forem grandes, o paciente deve ficar atento. Se as aftas também aparecem de forma recorrente, é recomendado que o paciente procure um médico.

Durante o período de recuperação, deve-se evitar alimentos ácidos, muito condimentados ou apimentados, pois são irritantes. Além disso deve-se escovar os dentes com cuidado para não traumatizar as regiões afetadas.

Para um alívio da dor pode ser indicada uma pomada para uso local ou até medicamentos via oral, ambos prescritos pelo médico ou dentista.

O ideal é que o paciente tenha uma boa higiene oral, escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio dental diariamente, manter uma alimentação e hábitos saudáveis.

2017-11-10T22:53:20+00:00

Escreva um Comentário