As consequências da bulimia na saúde bucal

portal-do-sorriso---blog---impacto-negativo-da-bulimia-no-sorrisoA busca pela inserção e aceitação social pode fazer com que muitas pessoas adquiram hábitos prejudiciais à saúde em nome de um “corpo perfeito”. A bulimia é um dos distúrbios alimentares que acometem muitas pessoas que procuram se encaixar no padrão de beleza imposto pela sociedade e isso pode afetar inclusive a saúde bucal.

A bulimia é um distúrbio alimentar em que a pessoa come quantidades exageradas de alimentos devido a um alto grau de ansiedade, e logo em seguida, induz o vômito por se sentir culpada e com medo de ganhar peso. Também é comum que os pacientes portadores desse distúrbio pratiquem exercícios físicos em excesso e abusem do uso de laxantes.

Normalmente, as pessoas que sofrem com a bulimia tem grandes dificuldades em se enxergar como realmente são e podem acabar perdendo peso até chegarem a quadros graves de desnutrição.

Prejuízos para os dentes

Além dos graves riscos à saúde, como problemas no estômago, esôfago e desnutrição, a bulimia também é muito prejudicial aos dentes. Com o vômito frequente, o ácido presente no suco gástrico chega até a boca, propiciando a erosão dos dentes e irritação da mucosa bucal.

Dentre as principais consequências da bulimia nos dentes estão a desmineralização do esmalte, surgimento de cáries, desgaste da dentina, retrações gengivais e redução na quantidade de saliva.

Quem sofre de bulimia deve procurar um médico para a realização de um tratamento integrado, que contará também com atendimento psicológico e odontológico. É muito importante que o paciente trate não apenas o distúrbio, mas também suas consequências.

A Clínica Odontológica Portal do Sorriso conta com profissionais capacitados para atender qualquer necessidade odontológica de seus pacientes. Se desejar, entre em contato conosco por aqui.

2017-11-10T21:58:58+00:00

Escreva um Comentário