5 dicas para cuidar de suas escovas de dentes

Portal_do_Sorriso_-_Blog_-_Os_cuidados_que_você_deve_ter_com_sua_escova_de_dente

Embora as escovas de dentes tenham uma vida útil curta, de no máximo 3 meses, que é o tempo de uso recomendado, é necessário tomar alguns cuidados de higiene para preservá-la e mantê-la livre de bactérias que podem ser prejudiciais à sua saúde oral.

Confira 5 dicas para cuidar de suas escovas de dentes:

1- Deixe a escova longe do vaso sanitário

Para evitar que os coliformes fecais que são lançados ao ar quando a descarga é acionada cheguem à sua escova, tente mantê-la distante do vaso sanitário. Se seu banheiro for pequeno e isso não for possível, guarde-a em um local seco e protegido.

2- Não compartilhe escovas de dentes

Escova de dentes é um objeto muito pessoal e não deve ser compartilhado de forma alguma, nem mesmo por casais. Muitas bactérias podem ficar alojadas em uma escova de dentes e podem contaminar a outra pessoa ou outra escova que entre em contato com ela. Por isso, guarde as escovas em compartimentos separados, para que elas não tenham contato.

3- Lave sua escova em água corrente

A escova deve ser lavada em água corrente. Após cada escovação, remover o excesso de água com batidas ao redor da pia e deixar secar em posição vertical em local protegido, dentro do armário, por exemplo.  O uso de toalhas de rosto para secá-la não é bem indicado, pois a escova limpa pode se contaminar com as bactérias presentes na toalha.

Antes de reutilizá-la lave novamente em água corrente.

4- Limpe a escova com enxaguante bucal

Para um cuidado extra, após o último uso da escova de dentes no dia, borrife um enxaguante bucal à base do clorexidina 0,12% e deixe secar em local protegido.

5- Se for carregar na bolsa, use capas protetoras

Quando for levar sua escova na bolsa, guarde-a em uma capinha específica, elas possuem pequenos furos para arejá-las e ao mesmo tempo evita que entre em contato com os outros itens que você carrega.

2017-11-10T22:20:22+00:00

Escreva um Comentário