FACETA DENTÁRIA


Dentes brancos e bem contornados, onde a forma e tamanho se combinam

O QUE SÃO?

As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal. Trata-se de pequenas próteses, normalmente feitas de porcelana ou resina, que são fixadas na parte da frente dos dentes para proporcionar uma sensação estética mais agradável e natural ao sorriso, por esta razão é a solução mais procurada para a correção de problemas odontológicos estéticos.


TIPOS DE FACETAS DENTÁRIAS

Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como faceta direta.


O TRATAMENTO

1 – O dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente para permitir a colocação das lâminas.

2 – Em seguida, é retirado um molde dos dentes e o enviado ao laboratório de próteses. A faceta é feita de modo a caber perfeitamente no dente.

3 – A faceta é colada sobre o dente com cimento resinoso.


QUAIS OS BENEFÍCIOS

A faceta de porcelana ou de resina alteram de forma mais rápida algumas imperfeições como dentes tortos e diastemas (espaços entre os dentes). Além disso, quando se opta por faceta de porcelana, a vantagem é que a cor não sofrerá mais alteração, pois a porcelana não absorve cor. Diferentemente das facetas em resina, que com o passar do tempo podem ter uma mudança na coloração.


CUIDADOS

As facetas devem ser higienizadas da mesma maneira que os demais dentes, de forma cuidadosa com fio dental e escova de dentes. Os cuidados que devem ser tomados são referentes à alimentação, evitando morder alimentos muito duros. Para quem optou por facetas de resina há também de se atentar para o consumo de alimentos que possam manchar a resina.


QUAL O VALOR?

Vários fatores podem influenciar no custo do tratamento: a idade do paciente, os hábitos alimentares os cuidados com a saúde bucal, o espaçamento entre os dentes e etc.. Como todos esses aspectos variam de paciente para paciente, o Portal do Sorriso orienta que seja agendada uma consulta com um dos nossos cirurgiões especialista para que seja realizado o diagnóstico e a recomendação quanto ao melhor tratamento.

Share by: